Desenvolvedor, não se Prenda a Tecnologias

Desenvolvimento de software. Entrar para esse mundo nesses tempos nunca foi tão atrativo. Hoje ter um computador com uma conexão à internet no Brasil possibilita um acesso à informação muito maior do que há 10, 15 anos atrás, quando a web não era um tão presente no nosso dia a dia. Tamanha tem sido a evolução das tecnologias de softwares ao longo dos últimos anos que é comum ver releases frequentes de melhorias de linguagens de programação, como Java, C#, entre outras. Isso significa que estamos sempre ganhando novos recursos que facilitam a entrega de soluções. Alguém que esteja pensando em entrar para o mercado deve escolher entre uma ou duas tecnologias para começar o aprendizado. E o problema, no entanto, está em focar todos os estudos em uma, do que procurar desenvolver a habilidade de resolver problemas em si.

Estude Sempre

Desenvolver o hábito de estudar é saudável e aplica-se a qualquer área. Os benefícios são logo evidentes: quanto maior é o tempo dedicado, mais frequentes são os questionamentos acerca de como aquele assunto funciona na prática, sob um cenário X ou Y. Você descobre quais são os tópicos que tem mais dificuldade, então sabe onde deve focar os estudos. A visão do todo a respeito de um conhecimento é construída a partir de conceitos básicos, e isso aos poucos cria oportunidades para entender coisas mais complexas. Nuances como a rapidez de raciocínio e facilidade com abstrações são skills requeridas de um profissional (não apenas de software), mas nem sempre recebem a devida importância. Então, focar no desenvolvimento de uma lógica coesa para fornecer uma solução para um problema é primariamente necessário a escrevê-lo em uma linguagem de programação logo em seguida.

Em suma, o hábito de estudar torna você mais preparado para resolver problemas. Programar com frequência, mesmo que seja com uma tecnologia, ajuda a criar um mindset crítico que o permite analisar o problema sob vários focos. Mudar de linguagem, portanto, não deve ser uma tarefa difícil.

Se eu sei uma linguagem, posso aprender as outras?

A resposta é sim. É algo que eu escutei muito no começo da faculdade e do trabalho, principalmente quando você tem um background de linguagens estruturadas como C e parte para linguagens orientadas a objetos como Java. Ora, sabemos que Java, C#, Objective-C e muitas outras são baseadas em C/C++, então a diferença de sintaxe e de como programar não muda de maneira grotesca de uma para a outra. E, ainda que você encontre uma linguagem que seja bastante diferente das demais, uma vez aprendido uma, você sabe os caminhos para aprender e eventualmente masterizar as outras.

Seja um resolvedor de problemas

Um caminho para se destacar entre os demais reside, obviamente, na rapidez e na qualidade das entregas. Um bom profissional de software enxerga que a tecnologia é um meio de resolução, enquanto o desenvolvimento dos algoritmos e o domínio do problema é um caso à parte; ele é versátil, pois sabe reconhecer qual tecnologia se encaixa melhor ao contexto e não tem dificuldades em migrar de uma para a outra em tempo de projeto.

É devidamente necessário ao menos tornar-se bom em uma linguagem de programação. Na carreira de desenvolvedor, o contato com várias tecnologias é certo. Quando te perguntarem quantas linguagens você sabe, principalmente em uma entrevista, é natural que você responda todas com as quais você já trabalhou. Na verdade, o que o entrevistador quer ouvir de você (e que isso esteja de acordo com o que escreveu no currículo) é a sua proficiência em cada uma. Por exemplo, você tem conhecimento avançado de HTML, intermediário de Java e básico de C. Essa transparência o faz ser bem visto como profissional.

Como o mercado muda constantemente, assim é necessário a reciclagem para se manter competitivo. A preocupação é real em aprender uma linguagem do momento aqui e ali, mas ter como objetivo a abstração para resolver problemas é essencial.

Leia mais sobre como os MOOCs (Massive Open Online Courses) são uma ferramenta poderosa para quem deseja estudar programação de graça na web.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s