Aprenda a Programar via MOOCs – Massive Open Online Courses

Um Massive Open Online Course (MOOC) é um tipo de curso online gratuito oferecido por meio de plataformas virtuais de ensino à distância cujo objetivo é possibilitar ao aluno um aprendizado de qualidade. Os MOOCs, distribuídos pela web com versões em aplicativos móveis, permitem a inclusão digital àqueles que não têm recursos para acessar conteúdos educacionais de alto nível.

O termo “massivo” se deve aos fatos de esses ambientes propagarem o ensino em larga escala pela web e não dependerem de um certo número de professores disponíveis ou participantes inscritos para começar o curso. Basta o aluno ter um computador com uma conexão com internet para poder se matricular em um curso e acompanhar as aulas.

Imagem retirada de: http://bit.ly/1LUsfu7

Quem oferece esses cursos?

Os MOOCs são iniciativas realizadas por investimentos de universidades bem conceituadas. Em 2012, por exemplo, os professores Daphne Koller e Andrew Ng, da Universidade de Stanford, deram início ao Coursera após lançarem três cursos com mais de 100 mil inscritos em cada. Hoje o Coursera tem parceria com outras universidades, como a Universidade da Pensilvânia, Universidade de Princeton e Universidade de Michigan.

Outros MOOCs conhecidos:

O que eu posso estudar?

Como os MOOCs têm firmado parcerias com diversas instituições e universidades do mundo todo, você pode acompanhar disciplinas de vários cursos do MIT, Harvard, Universidade de Berkeley, dentre outras. Os assuntos abrangem todas as áreas do conhecimento, de ciências biológicas e humanas até ciências exatas e tecnologia. Por exemplo, você pode optar por um curso de Introdução à Economia ou um curso de física nuclear.

Neste artigo, eu selecionei alguns cursos disponíveis para você que deseja aprender a programar ou aprimorar seus conhecimentos em programação.

Qual é a duração, em média, dos cursos?

As aulas são em formato de vídeo e geralmente duram de 5 a 10 semanas. Na página de inscrição dos cursos você fica sabendo se há algum pré-requisito para cursá-los.

Mas qual é a diferença de um MOOC para um curso presencial?

Primeiramente, a flexibilidade de poder estudar remotamente e gratuitamente. Depois, com a vasta quantidade de material disponível online, a educação continuada promovida facilita o aluno a angariar novos conhecimentos, tanto para mudar de área, quanto para conseguir uma melhor colocação profissional.

Alguns cursos contam com a geração de certificados (às vezes é um recurso pago), o que conta como atividade complementar na sua faculdade.

 

Lista de Cursos

Introdução à Ciência da Computação (MIT)

Fundamentos Básicos do Desenvolvimento de Software

Introdução a Programação Orientada a Objetos em Java

Paradigmas de Programação (começa em 02/nov)

Aprenda a programar para iOS

HTML5 Coding Practices

 

Confira mais MOOCs no site abaixo:

https://www.mooc-list.com/

 

Espero ter ajudado,

Thiago.

 

Anúncios

4 Respostas para “Aprenda a Programar via MOOCs – Massive Open Online Courses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s